Esta pequena casa antiga, bastante simples, encontrada no bairro do Brás parece apenas mais um imóvel antigo entre tantos outros da região, mas ela torna-se muito importante quando passamos a perceber que trata-se provavelmente da mais antiga residência da rua.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Há muito tempo já havíamos fotografado esta casa pela primeira vez,  mas por alguma razão acabamos nunca publicando. Localizada no número 667 da Rua Piratininga, importante via que liga os bairros do Brás e Mooca, esta pequena residência, incrustada entre lojas de vendas e consertos de máquinas industriais é das primeiras décadas do século 20.

Apesar da Rua Piratininga ter outras construções antigas, esta é mais antiga que ainda existe do lado esquerdo, tanto que é a única neste lado que foi erguida antes do alargamento desta rua, o que ocorreu há muitas décadas atrás. Observando a foto a seguir é possivel notar a diferença entre o posicionamento desta casa e as demais.

Mais antiga, a casa aparece "destacada" dos vizinhos.

Mais antiga, a casa aparece “destacada” dos vizinhos.

A residência é bastante simples, em um estilo bem comum para o bairro e região no início do século 20, quando predominavam por ali casas pequenas, com entrada lateral, porão e pé direito alto.

O vandalismo, explicitado pela pichação também esconde um pouco da beleza do imóvel, dando o aspecto de abandono. Entretanto a casa está bastante preservada tanto interna quanto externamete, mantendo todos os seus detalhes originais, tanto na fachada quanto nas portas e janelas originais. Fica difícil esperar que o dono recupere a fachada, já que a qualquer momento ela pode sofrer novamente com atos de vandalismo.

Dá até para imaginar estas janelas voltadas para a rua abertas, com o morador(a) debruçado sobre ela observando o movimento efervescente desta rua décadas atrás, quando antes de ser uma via quase que estritamente comercial era repleta de residências parecidas como esta. Tempos que não voltam mais.

Veja outras fotografias da casa:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Conheça outros imóveis nesta rua e região:

Sobre o autor

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comentarios

  • Miguel Dos Santos Primeiro 10/12/2014 at 12:09

    Obrigado por nos agraciar com suas belas matérias, pediria até que fosse um pouco mais fundo sobre a Rua Piratininga para descobrir como ela se tornou esse ponto forte de venda de máquinas no Brasil e até algumas décadas atrás da America latina.

    Reply
  • Pardo 24/02/2015 at 21:36

    Minha avó sempre me fala que cansou de passar nessa rua quando ainda funcionava o Cine Piratininga, ela ia assistir as sessões de cinema lá.

    Reply
  • Juan Ramón Ramon 27/06/2017 at 13:20

    Fico me imaginando como será ela por dentro, poderia saber quem é o dono e se possível pedir permissão para fazer uma visita por dentro dessa maravilha!!!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: